Uma tarde com Kleiton Ramil (EDITORIAL)

Foi aos 8 ou 9 anos de idade que tive meu primeiro contato com a dupla gaúcha Kleiton & Kledir. Longe de sequer sonhar em ser jornalista um dia, a música desde sempre me encantou, principalmente a Música Popular Brasileira. Narro essa história em primeira pessoa para relembrar uma tarde que passei na casa de Kleiton Ramil, quando fizemos uma entrevista com o artista, em 2019, há quase um ano.

FOTO: Ana Romaguera

20 anos antes estava eu no Teatro Rival, no coração da cidade do Rio de Janeiro, na Cinelândia, maravilhado com aquele espetáculo de Kleiton & Kledir. Naquele momento, a dupla apresentava seu mais recente trabalho: “Clássicos do Sul”. O CD trazia clássicos do cancioneiro gaúcho, em releituras especiais elaboradas pelos irmãos gaúchos.

Versão de Kleiton & Kledir, para o clássico “Nuvem Passageira”, de Hermes Aquino

Quando assisti a esse espetáculo com 8/9 anos, não poderia imaginar que a partir daquele momento me tornaria fã dos dois. E foi no dia 11 de julho de 2019 que estive frente a frente com Kleiton Ramil, sendo super bem recebido em sua casa, que, mesmo na cidade do Rio de Janeiro, possuía todo o ar gauchesco na excelente hospitalidade para uma prosa programada para durar 1 hora, mas que durou mais de 2.

O papo passou por todas as fases da carreira da dupla, desde as origens familiares na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, os primeiros passos da dupla, ainda quando crianças, a banda Almôndegas – formada em 1975, na juventude – e o sucesso no Brasil todo a partir do Festival de Música da TV Tupi, em 1979, com a música “Maria Fumaça”.

Naquela tarde, conversei com Kleiton também sobre as influências musicais nacionais e internacionais que ele e seu irmão tiveram, além de novos projetos como o “Com Todas as Letras”, em que os artistas convidaram poetas e poetisas do Rio Grande do Sul para parcerias em todas as canções.

O encontro ocorreu 5 dias após a morte do pai da Bossa Nova, João Gilberto, relembrado com carinho pelo artista gaúcho, que o apontou como uma grande referência em sua carreira.

Aquela tarde agradável rendeu uma entrevista em vídeo, disponibilizada em nosso canal do YouTube e uma playlist especial em nosso Spotify, dedicada à dupla Kleiton & Kledir. Confira:

Por: João Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *