Queremos! Festival 2022: Onde a diversidade se encontra

Foram 3 anos de espera até o momento do reencontro na Marina da Glória. Em 2019, quando cobrimos o Queremos! Festival pela primeira vez, já dava para notar que a palavra DIVERSIDADE era a que melhor definia o evento. Desta vez, o encontro ganhava contornos especiais: Após tanto tempo de apreensão devido à pandemia da COVID-19, que assolou o mundo inteiro, finalmente conseguimos nos unir em música, cores, drinks, chopp gelado e amor.

Sim, a percepção é de que o AMOR era a real motivação das pessoas que ali estavam. O diverso estava presente tanto no line up, com artistas incríveis, quanto no público. Quando chegamos na Marina da Glória, já perto do pôr do sol, nos deliciamos junto com o público no finalzinho da apresentação da Luedji Luna, que encerrou com a já clássica ‘Banho de Folhas’.

Enquanto nos preparávamos para assistir ao show da Majur, observamos que a configuração da área COMEMOS e a disposição dos palcos havia mudado em relação à edição anterior. As mudanças foram ótimas, aumentando a capacidade de público e facilitando a circulação pelos ambientes. No Palco Verde, a Majur fez uma apresentação absolutamente impecável. A artista vem se destacando como uma das cantoras mais importantes da nova geração, esbanjando generosidade ao oferecer a frente do palco aos seus dançarinos e dançarinas, por mais de uma vez. O show celebrou a vida e foi tecnicamente impecável. A cantora e o público ainda puxaram gritos de “Fora Bolsonaro”, além de entoarem “Olê olê olê olá… Lula! Lula!”

Majur celebra a vida no Palco Verde, do Queremos! Festival 2022. Foto: Ana Romaguera

A apresentação seguinte foi da cantora Céu, que encantou o público presente com sua sensibilidade e repertório na boca do povo. Ela ainda apresentou uma versão lindíssima para a música “Chega Mais”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Na sequência, veio Marina Sena, uma artista que já tão cedo conseguiu consolidar seus fãs, que cantavam em alto e bom som junto com ela durante a apresentação. A música “Por Supuesto” é um sucesso estrondoso e levantou o público, que curtiu ao máximo o show.

Céu levou sensibilidade ao palco do Queremos! Festival 2022. Foto: Ana Romaguera
O público vibrou com a apresentação de Marina Sena. Foto: Ana Romaguera

Um dos artistas mais esperados da noite, Gilberto Gil subiu no palco um pouco depois das nove da noite. Já iniciou a apresentação refletindo sobre sua própria finitude, ao cantar “Tempo Rei” seguida de “A Novidade”. Foi lindo o coro da plateia cantando em uníssono praticamente todas as músicas do nosso baiano querido. A energia magnética de Gil era possível sentir de longe e arrepiava desde o mais sensível ao mais sisudo. Em um determinado momento do show, o cantor lembrou de quando foi Ministro da Cultura e reforçou a importância da volta deste ministério tão fundamental. Mais uma vez, os presentes entoaram os versos de “Lula Lá” e “Fora Bolsonaro”.

Gilberto Gil canta ‘Não Chore Mais’, versão para ‘No, Woman no Cry’, de Bob Marley. Vídeo: Ana Romaguera
Gilberto Gil no Queremos! Festival 2022

Minutos antes do show do Emicida, o festival homenageou a grande diva Elza Soares, que tinha aceitado o convite para participar do evento. A cantora deixou este plano em 20 de janeiro deste ano, mas sua presença podia ser sentida na Marina da Glória, em forma de música e amor. O prelúdio da apresentação do rapper paulista foi um áudio extraído da cena final do filme ‘Orfeu Negro’, como uma referência às próprias origens, de forma sensível e singela.

O áudio da cena final de Orfeu Negro (1959) abriu o show do Emicida.

Emicida sempre sabe conduzir o público com maestria, esbanjando sensibilidade e discursos de harmonia. Em diversos momentos, todos cantaram junto com ele suas músicas. O artista ainda homenageou Elza Soares e Wilson das Neves, talvez duas de suas maiores referências.

Emicida convida o público à reflexão no Queremos! Festival 2022. Foto: Ana Romaguera

O Queremos! Festival 2022 passou rápido demais e já deixou saudades! Esperamos encontrar, novamente, todas e todos no próximo ano, para celebrarmos a diversidade e o amor!

No site da Amazon, você pode garantir discos de vinil da Céu, do Gilberto Gil e do Emicida. Confira abaixo:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *