Ícone do samba, Toinho Melodia se aproxima do reggae em novo projeto

FOTO: Merylin Esposi / Divulgação

Compositor da velha guarda do samba paulista, Toinho Melodia celebra a mistura com as raízes do reggae. O som cheio e o clipe inusitado do cantor e compositor traz um frescor familiar à música brasileira.

A canção “Liberdade Sofrida”, composta em parceria com Jorge Florêncio, Kaká Barbosa e Augusto César, marca o início do projeto Toinho Dub. É a promoção do encontro do sambista Toinho Melodia com a música jamaicana. Neste novo projeto, o compositor “paulibucano” apresenta suas músicas, em arranjos de reggae, dub e ska, realizando uma fusão original entre vertentes musicais da ilha caribenha e brasileiras.

“Liberdade Sofrida” é o primeiro clipe do projeto e foi gravado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, algumas semanas antes da pandemia de coronavírus colocar a maioria de nós em casa, de quarentena. A gravação foi realizada ao vivo, no Ekord Estúdios, em São Paulo.

FOTO: Merylin Esposi / Divulgação

A banda que acompanha Toinho nesta empreitada é liderada pelo baixista Pedro Lobo (BRAZA) e mescla músicos que passeiam entre as sonoridades do samba e do reggae e são integrantes de bandas de destaque na cena contemporânea como Black Mantra, Samuca e a Selva, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Conjunto Picafumo, entre outras. É assim que baixo, bateria, guitarra, teclado, trombone, trompete e percussão conferem novas camadas sonoras às composições pungentes e líricas deste que é um ícone do samba da cidade de São Paulo.

Por: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *